José Domingos Gonzalez Miguez
Possui experiência na temática ambiental desde a década de 80. Mestre em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (IME); Especialista em planejamento energético, gestão ambiental, mudança do clima, engenharia e economia. Foi Chefe da Divisão de Racionalização Energética do Departamento Nacional de Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia; Coordenador em Eficiência Energética e Mudança do Clima; Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Secretário Nacional de Mudança do Clima. Atuou na elaboração da Contribuição Nacionalmente Determinada Brasileira e participou da elaboração do Artigo 6 do Acordo de Paris, que resultou no Mecanismo de Desenvolvimento Sustentável. Desde 1994 participa das reuniões científicas internacionais do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.
Edson Duarte

Possui mais de 30 anos atuando na política ambiental brasileira, trabalhando na análise de cenários e formulação de soluções nas áreas de resíduos sólidos, água, florestas, manejo de solos e aplicação de ferramentas para gestão ambiental. Ministro de Estado do Meio Ambiente (2018), Presidente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal - IBRAM (2019), Presidente do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU (2020). Foi secretário executivo e secretário de articulação institucional e cidadania ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Foi deputado por várias legislaturas, sendo quatro vezes líder da bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados e, entre os anos de 2007 a 2010 foi membro do Conselho Político da Presidência da República. Foi chefe de diversas delegações brasileiras em conferências e eventos de órgãos das Nações Unidas, foi Presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente e presidente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Foi Presidente do Comitê de Implantação do Programa Nacional de Conectividade de Paisagens e membro titular do Conselho deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial, entre outros comitês e conselhos. Autor da publicação sobre segurança e fiscalização nuclear e radioativa publicada pela Câmara dos Deputados, entre outras publicações. Foi relator de projetos sobre amianto, política nacional de proteção da Mara atlântica, desertificação, agricultura orgânica, entre outros.

Thiago de Araújo Mendes

Pós doutorando em Relações Internacionais, Doutor em Desenvolvimento Sustentável, Mestre em Geografia e Bacharel em Relações Internacionais, possui experiência profissional em projetos de desenvolvimento e meio ambiente desde 1999. Professor de 2007 a 2012 da Pós-graduação em Gestão de Projetos Ambientais (IEC-PUC Minas). Está atualmente a frente da Coordenação do Núcleo de países Lusófonos sobre Transparência e MRV em Mudança do Clima um projeto do Global Support Programme (PNUD, PNUMA e GEF). Foi Secretário Nacional de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Secretária-Geral da autarquia Brasília Ambiental e esteve no BID (Banco Inter-americano de Desenvolvimento) na Divisão de Mudança do Clima e Sustentabilidade. Atualmente faz parte do Painel de Peritos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), certificado como revisor de inventários de gases de efeito estufa. Foi Presidente do Grupo de Peritos em Comunicações Nacionais de Países não listados no Anexo I da UNFCCC (CGE) e co-presidiu o Comitê Executivo do Mecanismo Internacional de Varsóvia sobre Perdas e Danos sobre impactos adversos da Mudança do Clima em 2014. Tem experiência de pesquisa na área de Ciências Humanas e Ambientais, com ênfase em negociações internacionais e multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, mudança do clima, relações internacionais, gestão do território marinho e recursos petrolíferos no Brasil, política internacional, gestão de emissões de gases de efeito estufa e estudos de adaptação aos impactos adversos da Mudança do Clima.

Karine Nair Sousa de Oliveira

 

Mestre em Educação, Bióloga, Especialista em gestão ambiental. Possui experiência no mercado de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável com ênfase na elaboração de estudos, de monitoramento e tomada de decisão em mudança do clima. Sócia administradora da HBRnet desde 2013, explorando o conceito de inteligência de negócios referente ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento, orientada pela abordagem de sustentabilidade ambiental.

Equipe de especialistas

Além dos sócios, a HBRnet conta com uma rede de consultores associados nas mais variadas áreas das Ciências Ambientais, Ciências Exatas, Humanidades e Tecnologia da Informação com ampla experiência profissional e qualificação científico-tecnológica.

© 2023 by Coach.Corp. Proudly created with Wix.com